ARTIGOS JURÍDICOS

Incompatibilidades lógicas do agravo retido – breves considerações.

Tema(s): Direito processual civil, recursos.

Fonte: Jus Navigandi - 21/mar/2013 (link no título). 

Trecho: "Ocorre que as exceções estabelecidas no texto legal passam ao largo de esgotar as hipóteses em que o agravo deverá ser processado sob a forma de instrumento, porquanto, em outros tantos casos, o recurso retido nos autos, para apreciação somente em preliminar de apelação (CPC, art. 523), se mostra, do ponto de vista processual, logicamente incompatível com a finalidade a que se destina, restando verdadeiramente inócuo."

● ● ●

● Estatuto do Desarmamento - Uma Lei Socialmente Desajustada.

Tema(s): Direito, legislação, sociedade e segurança pública.

Fonte(s) disponível(is): Revista Jurídica Consulex - 15/fev/2012 (link no título).

Trecho: "Urge uma profunda revisão na lei nº 10.826/03, quiçá sua integral revogação e a edição de novo modelo legislativo. Do contrário, à vista da realidade, tema tão relevante, como a proteção à vida e a possibilidade de legítima defesa, continuará tutelado por norma inegavelmente desajustada com a realidade social" 


  Clique para Ampliar

● ● ●


Tema(s): Direito Constitucional, sociedade, esporte e cidadania.

Fonte(s) disponível(is): Consultor Jurídico - 13/nov/2011 (link no título).

Trecho: "(...) Os exemplos práticos da gestação normativa estão aí a demonstrar a necessidade de obstar-se o ingresso no mundo jurídico de propostas flagrantemente desabrigadas sob o manto constitucional, desafogando os tribunais de questionamentos que há muito já poderiam ter encerrado."

● ● 

 Falta de esclarecimento dos crimes impede traçar perfil criminal brasileiro.

Tema(s): Direito penal e processual penalsegurança pública, sociedade e cidadania.

Fonte(s) disponível(is): Jus Navigandi - 27/set/2011 (link no título).

Trecho: "Essa realidade nacional compromete sobremaneira a definição das políticas públicas na área de segurança. Não se pode eficazmente combater o que não se conhece sequer em 10% de sua extensão."

● ● 

● Desarmamento: entregar arma anonimamente é crime.

Tema(s): Direito Penal, Segurança Pública, sociedade.

Fonte(s) disponível(is): (1) Jus Navigandi - 27/maio/2011 (link no título); (2) Consultor Jurídico - 30/abr/2011 | LINK

Trecho: "Contudo, ao que parece, os idealizadores de mais essa investida contra as armas desaperceberam-se que a entrega anônima é ilegal. Quem simplesmente sair de casa com uma arma para entregar em qualquer posto de recolhimento poderá ser preso por porte ilegal de arma." 

Nota: Artigo elaborado antes da alteração do Decreto 5123/04 pelo Decreto 7473/11.

● ● 

● Recurso Relegado.

Tema(s): Processo Civil, recursos, embargos de declaração.

Fonte(s) disponível(is): (1) Jus Navigandi - 15/jan/2008 (link no título); (2) Diário do Poder Judiciário do Estado da Bahia - miniaturas abaixo (clique para ampliar).

Trecho: "Destarte, é necessário firmar-se, na prática, a condição de recurso dos embargos de declaração, para que a expressão de seu julgamento meritório seja manifestada pelos vocábulos "providos" ou "improvidos", em detrimento dos habituais, porém tecnicamente imperfeitos, "acolhidos" e "rejeitados."

Capa da Edição Artigo Impresso

● ● 

 A prova inequívoca da fumaça do bom direito.

Tema(s): Processo Civil, recursos, agravo de instrumento.

Fonte(s) disponível(is): (1) Jus Navigandi - 02/ago/2006 (link no título); (2) Revista Justilex | Edição nº 52 - miniaturas abaixo (clique para ampliar).

Trecho: "Afinal, se a pretensão de origem demanda, para seu deferimento, a presença de fumus boni iuris, não há razão para que, na esfera recursal, tal requisito se robusteça, passando-se a exigir, para o mesmo objetivo, que a parte suplante tal demonstração, para trazer, não o indício, mas a prova inequívoca da própria pretensão originária."

Capa da edição Artigo impresso - pág. 1/3 Artigo impresso - pág. 2/3 Artigo impresso - pág. 3/3

● ● 

 A perda do objeto do agravo de instrumento.

Tema(s): Processo Civil, recursos, agravo de instrumento.

Fonte(s) disponível(is): Jus Navigandi - 11/jan/2006 (link no título).

Trecho: "(...) a antecipação da tutela recursal não enseja o esgotamento do objeto do recurso, carecendo, sempre, de sua confirmação pelo colegiado representado pelo relator quando de sua decisão monocrática".

● ● 

 Embargos de declaração. Conhecimento x mérito x efeito modificativo.

Tema(s): Processo Civil, recursos, embargos de declaração.

Fonte(s) disponível(is): (1) Jus Navigandi - 19/out/2005 (link no título); (2) Revista Justilex | Edição nº 40 - miniaturas abaixo (clique para ampliar).

Trecho: "Mas é fundamental registrar que, tanto num como noutro caso, o mérito dos embargos de declaração não pode ser confundido com as hipóteses de seu conhecimento. Afinal, só se analisa a existência de vícios de contradição, omissão e obscuridade após já se os ter conhecido. Em outras palavras, jamais se poderá justificar o não conhecimento de embargos de declaração pela inexistência dos vícios apontados pelo embargante."


Capa da edição Artigo impresso - pág. 1/4 Artigo impresso - pág. 2/4 Artigo impresso - pág. 3/4 Artigo impresso - pág. 4/4


● ● 


Tema(s): Processo Civil, ação rescisória.

Fonte disponível: Jus Navigandi - 01/ago/2002 (link no título).

Trecho: "(...) se a competência estatuída no multicitado dispositivo legal, porque definida em razão da matéria, se reveste de cunho absoluto, a decisão eventualmente proferida em desrespeito a esta competência o terá sido por juízo absolutamente incompetente, o que enseja a possibilidade de interposição de ação rescisória, conforme disposição do artigo 485, inciso "II" do Código de Processo Civil."


● ● ●


Tema(s): Direito e Processo do Trabalho.

Fonte disponível: Jus Navigandi - 01/nov/2001 (link no título).

Trecho: "Todavia, como não vivemos numa realidade tão utópica - até mesmo, bem longe disso - , a imposição à parte autora de se manifestar, já na primeira assentada, quanto aos documentos apresentados pela defesa reforçou sobejamente a possibilidade de se engendrar manobra fraudulenta para escusar-se, o empregador, ao pagamento dos créditos do empregado, qual seja a falsa alegação de despedida por justa causa".

● ● 


Tema(s): Direito do Trabalho.

Fonte disponível: Jus Navigandi - 01/fev/2001 (link no título).

Trecho: "Portanto, se não houver a rescisão contratual propriamente dita, permanecendo o empregado na regular prestação de seus serviços, impossível se cogitar uma readmissão, vez que não se pode readmitir aquele que já é empregado. Readmissão, em conceito jurídico, é o ato pelo qual o empregado é novamente admitido à prestação de serviços e, assim, somente pode ser operada se esta prestação já houver cessado".



● ● ● ● ● ● ● ● 

Compilações em sites especializados:

Jus Navigandi http://jus.com.br/revista/autor/fabricio-rebelo 

Consultor Jurídico 
http://www.conjur.com.br/busca?busca=%22fabricio+rebelo%22&PROCURAR=Pesquisar
Data Atual: